quarta-feira, 26 de março de 2014

[Série] The O.C.

The O.C. foi uma série de televisão norte-americana produzida pela Warner, durou quatro anos (2003-2007) e teve quatro temporadas no total.


Comecei a escrever esse post diversas vezes e nunca achei que estivesse bom o suficiente para o que a série é. Cada vez que eu começava a escrever sobre a série eu entrava no mundo de Orange County e praticamente contei a série toda (quase dando spoilers sobre cada temporada), então decidi reformular. Fiquei o dia inteiro pensando sobre como falar dessa série que me marcou muito e então vou tentar dizer algumas palavras sobre ela sem contar tudo da série (e se eu der algum spoiler me desculpem).

Quando me perguntam: "Qual sua série favorita?" e eu respondo de prontidão: "The O.C." muitas pessoas entortam o nariz e fazem comentários do tipo: "aquela série com a menina insuportável e um bando de adolescente mimado?", aí eu nem tento converter a pessoa, mas se você tem a mente aberta, aqui vai: Sim, a série tem uma menina insuportável e sim, tem alguns adolescentes mimados, não todos (o que é legal de descobrir no decorrer da série). A série se passa em Newport Beach na Califórnia (um paraíso com mansões, pessoas bonitas, lugares caros para sair e "um lugar mais fácil para arrumar encrenca") e gira em torno do adolescente Ryan Atwood (que não é mimado). Ryan é um garoto com uma vida toda atrapalhada, que mora em Chino (costa da Califórnia) e por um incidente acaba indo para a cadeia, onde conhece Sandy, seu advogado. Sandy Cohen é um advogado do governo e trabalha para evitar que jovens fiquem na cadeia. No primeiro encontro dos dois, percebemos a seriedade de Sandy e a inteligência do adolescente e com isso Sandy se vê no garoto e faz o que pode para ajudá-lo a sair da cadeia. Quando a mãe de Ryan chega para buscá-lo na prisão, Sandy percebe que a família do garoto é desequilibrada e deixa um cartão para o caso de uma emergência que realmente ocorre quando a mãe (Dawn) e Ryan têm uma discussão e ela o expulsa de casa. Sem ter para onde ir, Ryan liga para Sandy que o busca em Chino e o leva para passar o fim de semana na sua mansão em Newport Beach *começa a tocar California do Phantom Planet*. No episódio piloto somos apresentados a alguns personagens da série, a esposa e filho do Sandy (Kirsten e Seth respectivamente), a vizinha popular e cobiçada (a "insuportável" Marissa) e seus pais Julie e Jimmy e a Summer (melhor amiga da Marissa). De primeira Kirsten ficou furiosa com a decisão do marido de levar o "criminoso" pra dentro de casa, temendo a segurança deles e de seu filho. Ryan conhece Marissa na calçada da casa dos Cohen e já desperta um sentimento em ambos e ela o chama para ver o desfile anual das garotas no dia seguinte. Seth tem a mesma idade que Ryan porém compartilham de interesses diferentes, Seth é do tipo geek tímido, não tem amigos na cidade apesar de viver ali há anos, o que o faz odiar viver em Newport; (eu já estou falando demais sobre, então vou cortar o assunto e vocês que vejam a série hahaha) Ocorrem muitas coisas nesse episódio piloto que podemos ver e até mesmo comparar com o nosso cotidiano. Percebemos que a vida de todos nesse paraíso perfeito não é perfeita e que todos passam por uma dificuldade, tem um medo interior ou algo do tipo. São criados os mais diversos laços depois da chegada do Ryan, alguns desfeitos, mas uma coisa é certa: desde que Ryan foi para Newport a vida dessas pessoas nunca mais foram as mesmas. Alguns personagens nem eram para ser um dos principais e com a ajuda do público acabou se tornando um dos personagens mais queridos e um dos que mais progrediram na série toda. Durante os quatro anos de série e quatro temporadas vemos um amadurecimento dos personagens envolvendo diversas situações. Eu não consigo falar da série sem querer falar TUDO da série. O que posso dizer é que: Sendo série de adolescentes mimados ou não a série tem muitos episódios com lições maravilhosas do cotidiano, você consegue se ver em alguns personagens seja pelo jeito de falar, vestir, ser ou o que for. Não somos riquinhos como tal, mas de alguma maneira nos enxergamos neles. Temos muito drama envolvido, você chega a se envolver com os personagens, chora, da risada com as piadas (principalmente com o Seth), se emociona, chega a torcer para alguns, se irrita com outros e por aí vai...
Não sei ao certo porque a série me conquistou tanto, talvez pela fotografia (sempre que eu falar de clipes, filmes, séries eu vou falar da fotografia do mesmo), por eu ter me envolvido com os personagens e ter me visto em alguns (principalmente no Seth), ou muito provavelmente pela trilha sonora. O Criador Josh Schwartz (Mesmo criador da série Chuck que falarei posteriormente) conseguiu com que as pessoas gostassem de uma série adolescente por uma série de fatores. Eu conheci uma das minhas bandas favoritas através dessa série, a trilha sonora dela é incrível. Foram lançados seis cd's mixes com as músicas da série e são todos muito bons (recomendo TUDO kk).
Quando a série começou a ser televisionada eu tinha apenas 8 ou 9 anos e nessa época eu estava mais preocupada em assistir Pokemon e Digimon. Comecei a ver a série creio que um ano e meio antes dela ser cancelada e amei (na época meus pais estavam se separando e tem um caso parecido na série, coisa que me identifiquei também). Eu posso assistir milhões de vezes que não me canso, sei praticamente todas as falas, dou risada e choro sempre. No natal passado eu consegui completar minha coleção com o box das quatro temporadas graças ao meu irmão Nilo que me deu o box da quarta temporada. Eu comecei comprando a segunda temporada que é minha favorita e em uma promoção na Saraiva consegui pegar a primeira e a terceira temporada por R$59,90, depois disso não achei a quarta temporada pra comprar, meu irmão encomendou na livraria pra mim e enfim completei.
Não sei se deu pra vocês terem uma noção da série, eu não quis copiar nada do wikipedia e ao mesmo tempo que usei minhas palavras eu tive que me segurar pra não contar o episódio piloto inteiro por aqui. O que posso dizer é: Assistam pelo menos o piloto, se não gostarem não precisam mais ver kkk. Apesar das muitas músicas boas, os amantes da série (como eu) podem dizer que essa música é a marca da série (tirando a California da abertura). É um cover de Forever Young do Alphaville feito pelo Youth Group, uma música que marcou um momento da série e sempre que falo de The O.C. essa música me vem na cabeça e me arrepia. O que posso dizer é: assistam. Seja por minha indicação, vontade própria, para ouvir a trilha sonora, ver a fotografia maravilhosa da California... Eu não dava nada pra série e me apaixonei.




Ps: ainda achei meu post "fraco" para a série, não consegui achar palavras pra contar sobre sem me empolgar demais e escrever um livro.




5 comentários:

  1. De novo... escrevi um comentário quase do tamanho do seu post e não entrou.snif

    ResponderExcluir
  2. Bom, vou tentar puxar lá de dentro o que tinha escrito.rss
    Pra começar, adorei a sua descrição sobre a série e o vídeo. Conforme lia me lembrava de um ou outro episódio que via com você - ou então estava passando e dava uma espiada. Eu adorava ver o Sandy, lembra? Na época, eu achava que a série não era legal pra vocês verem porque as poucas vezes que vi, o Ryan estava se metendo em briga. Via muita "ostentação" também. Achava que isso podia prejudicar ou mesmo desviar vocês do mundo em que vivíamos. Também não gostava da Marissa. Por quê?... Não lembro.rss
    Porém, via o quanto você gostava e engraçado, porque queira ou não essas pessoas - ou esses personagens - estiveram com você em momentos em que eu não estava, e fizeram parte da sua vida, da sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter adorado mãe kkk, Eu lembro que aparecia o Sandy e a Sra. vinha correndo pra ver, o ator é o Peter Gallagher. Eram raras as vezes em que o Ryan não estava metido em briga, mas ele foi se controlando muito no decorrer das temporadas e a ostentação sempre tinha, o que eu podia fazer era sonhar em um dia ter uma casa daquela ou um carro daqueles, nada que pudesse me prejudicar ou desviar. Quase ninguém gosta da Marissa, ela é meio nojentinha e irritante, nem eu gosto dela kk. Eu "cresci" com eles de uma certa forma... me lembro até hoje de um episódio que eu vi naquela casa de fundo no fazendinha, que eles estão em Tijuana, na balada... era um dia a tarde, não lembro se fim de semana ou se eu não tinha aula mesmo kkkkkk

      Excluir
  3. Essa série está na minha lista 'Quero Assistir'. Eu acho que assisti até o quarto episódio se não me engano, comecei a assistir com você, você ja tava vendo pela décima vez, e queria assistir um ep atrás do outro, eu não tinha o mesmo ritmo que você, então parei, temporariamente, estava adorando! É engraçado como nos apegamos a alguns personagens, né? E quando a série chega ao fim, nos sentimos 'órfãos', 'sozinhos'. Se a série causa isso em você, todo mundo pode falar o que quiser, ela vale a pena. Ahh, Marissa muito chata meu! Ryan outro cocozinho, essa é daquelas séries que o casal coadjuvante rouba a cena, tem mais fãs. Rachel Bilson e Adam Brody tinham a química. Enfim, quero continuar a assistir a série. Parabéns pelo texto. ;) Beijos

    ResponderExcluir