segunda-feira, 10 de novembro de 2014

[Banda] Death Cab For Cutie

Vamos falar de uma das minhas bandas preferidas de todos os tempos: Death Cab For Cutie.
Nota: Será um post extenso, leia com tempo e coragem (quem avisa, amigo é).

Death Cab For Cutie (ou dcfc) é uma banda norte americana de Indie Rock que teve seu início em 1997 com o Ben Gibbard (vocalista e guitarrista), quando o mesmo gravou e produziu uma fita cassete com o nome de "You Can Play These Songs with Chords". Durante um tempo apenas Ben era a banda, depois Chris Walla entrou como uma peça importante, sendo produtor de todos os álbuns posteriores e também Nick Harmer. Os três já tinham tocado juntos em outras duas bandas e o Ben também recrutou o baterista Nathan Good (que permaneceu na banda de '97 á '99). Em '00 Michael Schorr assumiu a bateria e ficou até '03, quando então entrou e fixou Jason McGerr na bateria. 
A banda tem um álbum demo (citado ali em cima, e que apesar de ter sido relançado com algumas músicas a mais em 2002 não é contado como um "Studio Album"), sete álbuns de estúdio, seis ep's e três dvd's. Também entrou na trilha sonora da Saga Crepúsculo com a música: Meet Me On The Equinox. Agora é a hora que vocês se perguntam como eu conheço uma banda que foi fundada quando eu tinha três anos de idade e é pouco conhecida aqui no Brasil, certo? Primeiramente: Não foi através da trilha sonora da saga Crepúsculo. Segundamente: foi através da minha série preferida, The O.C. Sim! Essa série me trouxe muita coisa boa e ter conhecido essa banda foi uma das melhores, por milhões de motivos. É aquela banda que eu ouço quando estou triste porque certas melodias e letras se conectam comigo de uma maneira em que não dá pra explicar, é surreal. Se eu estou feliz também existe músicas para esse tipo de dia, me dá uma paz interior, uma esperança (do quê eu não sei), a voz do Ben me acalma. Na série, Seth Cohen é um indiezinho (de Indie, não Índio rs) que nos deu a melhor trilha sonora de série (até hoje), lembro que no quarto dele havia um pôster (dentre os muitos) do álbum Transatlanticism, também cita death cab adoidado, teve até um episódio em que a banda fez uma aparição na casa de show local. Graças ao Seth eu conheci uma das minhas bandas preferidas (se formos falar de Top 5, ela está provavelmente na primeira posição).
Algumas das vezes em que Seth cita death cab, me identifico muito com o primeiro quadro haha.

   Sobre os álbuns: 



1998 - Something About Airplanes
Nota: 8,0/10

1. "Bend to Squares"      
2. "President of What?"      
4. "Your Bruise"      
6. "Sleep Spent"      
8. "Amputations"      
9. "Fake Frowns"      



2000 - We Have The Facts and We're Voting Yes
Nota: 8,0/10

1. "Title Track
3. "For What Reason"      
4. "Lowell, MA"      
5. "405"      
7. "Company Calls"      
8. "Company Calls Epilogue"      




2001 - The Photo Album
Nota: 8,5/10

7. "I Was a Kaleidoscope"      
8. "Styrofoam Plates"      
9. "Coney Island"      




2003 - Transatlanticism
Nota: 10/10

1. "The New Year"  
2. "Lightness
4. "Expo '86"      
6. "Tiny Vessels"      
8. "Passenger Seat"      
10. "We Looked Like Giants"      




2005 - Plans
Nota: 8,5/10

8. "Crooked Teeth"      
9. "What Sarah Said"      
10. "Brothers on a Hotel Bed"      


 

2008 - Narrow Stairs
Nota: 9,0/10

4. "Cath..."      
5. "Talking Bird"      
7. "Grapevine Fires"      
9. "Long Division"      
10. "Pity and Fear"      





2011 - Codes and Keys.
Nota: 9,0/10

1. "Home Is a Fire"      
3. "Some Boys"      
6. "Unobstructed Views"      
7. "Monday Morning"      
8. "Portable Television"      
10. "St. Peter's Cathedral"      




Codes and Keys foi o último álbum de estúdio lançado, infelizmente após esse disco o Chris Walla decidiu sair da banda, o que eu particularmente acho uma grande perda em todos os sentidos para a banda, o cara é um gênio. Eles disseram que já estão com o novo cd pronto (ainda conta com a produção do Walla nesse), é para sair agora em 2015 e eu estou no aguardo.

Enquanto eu estava digitando o post pensei em um Top 5 músicas favoritas, mas não sei se sou capaz de dizer apenas 5. Pelas notas  que eu dei para cada álbum vocês puderam perceber que o Transatlanticism é o meu preferido. Cada um tem seu toque especial, cada melodia e cada letra tem um detalhe diferente, podemos perceber a angústia do Ben em algumas músicas apesar da voz suave, dá pra sentir o que ele quer passar. As músicas falam de relacionamentos, corações partidos, viagens, também fala sobre a morte, fala sobre lugares... são coisas cotidianas, aposto que olhando para todas as letras você se encontra em alguma, assim como eu me encontro em várias. Eu tenho um ciúme anormal dessa banda, penso mil vezes antes de falar dela em algum lugar por medo de que venham os posers e enfim... Eu adoraria ver um show da banda algum dia, mas é meio impossível eles passarem pelo Brasil e ainda assim não perco as esperanças. São muitos anos acompanhando a banda e a cada disco que passa parece que eles ficam cada vez melhores, mais maduros.
Talvez para que eu faça um Top 5 das minhas músicas preferidas deles eu precise filtrar (e muito!) todos os discos, o que vai levar um tempinho, mas prometo trazê-las (sério, podem me cobrar).

Talvez vocês pudessem me dizer ao menos uma que tenham gostado (mesmo eu sabendo que a banda não agrada todo tipo de público).

That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário